segunda-feira, 12 de março de 2012

Geopolítica - Caldeirão europeu começa a ferver

http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2012/03/12/sarkozy-intensifica-discurso-contra-imigracao-e-ameaca-tirar-a-franca-de-acordo.htm

Apesar de ser outro assunto, se juntarmos a crise na Grécia com esse posicionamento francês e a discussão sobre a forma de a União Européia ajudar gregos, chegaremos à uma conclusão: não estamos diante de uma crise puramente econômica e sim com focos culturais e que toca no interesse particular de cada nação do bloco.

Ou seja: vem mais coisa por aí, amigos. Aguardem.

Observação!

Segundo a WIKIPÉDIA:

"O Acordo de Schengen é uma convenção entre países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários. Um total de 30 países, incluindo todos os integrantes da União Europeia (exceto Irlanda e Reino Unido) e três países que não são membros da UE (Islândia, Noruega e Suíça), assinaram o acordo de Shengen. Liechenstein, Bulgária, Roménia e Chipre estão em fase implementação do acordo.
A área criada em decorrência do acordo é conhecida como espaço Schengen e não deve ser confundida com a União Europeia. Trata-se de dois acordos diferentes, embora ambos envolvendo países da Europa. [1] De todo modo, em 1999 o acordo e a convenção de Schengen passaram a fazer parte do quadro institucional e jurídico da União Europeia. É condição para todos os estados que adiram à UE aceitarem as condições estipuladas no Acordo e na Convenção de Schengen.[2] "

Nenhum comentário:

Postar um comentário