quinta-feira, 5 de abril de 2012

Geopolítica - China fecha sites em nome da "ordem"

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/03/apos-rumores-de-golpe-de-estado-china-fecha-16-sites-e-detem-seis.html?utm_source=g1&utm_medium=email&utm_campaign=sharethis


A China é uma das maiores economias do mundo. Fato.
A China possui um dos maiores índices de crescimento econômico do mundo (se não for "o" maior). Fato.
Mas é a maior ditadura do mundo e um dos maiores violadores dos direitos civis. Fato inquestionável.
Importante ressaltar como a importância econômica de um país joga para debaixo do tapete outras de suas "características". Parceiros como EUA e UE fazem vista grossa diante dessas violações. 
Depois dessa notícia, só posso confirmar o que venho dito aos meus alunos durante 5 anos: vai chegar um momento em que esse governo não se sustentará. Não sei precisar quando, mas algo mudará.
O mundo hoje é por demais complexo e transbordante de consumo e ávido por liberdade (no sentindo do "ser" individualista do capitalismo).
A fumaça já é visível e o governo sabe disso. Tanto que esses fechamentos de sites só evidenciam sua preocupação e receio.
O mais patético disso tudo é a desculpa do governo chinês de que essas supostas manifestações contra o governo estejam "causando mal à população". É a velha e esfarrapada desculpa dos ditadores: os que são contra a ditadura, são "agitadores" que não desejam o "bem" da população. Já ouvimos isso várias vezes durante o percurso da História.  
Por bem ou por mal, as ideias não podem ser trancafiadas nas redes sociais ou no ciberespaço.    
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário