sábado, 3 de março de 2012

Coreia do Norte aceita moratória e diz que vai suspender programa nuclear
UOL Notícias - 29/02/2012 -
http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2012/02/29/coreia-do-norte-aceita-moratoria-e-diz-que-vai-suspender-programa-nuclear.htm

Durante o governo de George Bush, a Coreia do Norte foi considerada um dos três países integrantes do chamado "Eixo do Mal", juntamente com Irã e Iraque (que não havia sido ocupado pelos EUA ainda).  Esse nome foi dado pelo próprio Bush, que acusava esses países de manter um programa nuclear sem fiscalização da ONU e também de apoiar atividades terroristas. Seriam, segundo ele, uma ameaça ao mundo ocidental, em especial  aos EUA.

A Coreia do Norte, de regime ditatorial socialista, possui sérios problemas econômicos e sociais, enquanto a Coreia do Sul obteve um crescimento econômico considerável e um avanço no bem-estar social nas últimas décadas. As duas Coreais, em teoria, ainda estão em "estado de guerra", já que não foi assinado tratado de paz após a Guerra da Coreia (1950 - 1953). 

A Coreia do Norte foi isolada pelas grandes potências desde então, que viam no regime norte-coreano graves violações de direitos humanos e a consideravam um país "imprevisível" e militarista. 

Então, volta e meia a Coreia do Norte fazia testes militares em áreas próximas não só da Coreia do Sul como do Japão.

Sempre comentei em sala que isso era uma "estratégia" para mostrar poder, para que se forçasse uma negociação entre a Coreia do Norte e as potências econômicas, para que não houvessem mais restrições econômicas ao país. 

Será que enfim eles conseguiram?.......  
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário